• Pro Societate

O que é 'mobbing', 'bossing', 'stalking' e 'bullying'?

Mobbing, ou assédio moral no trabalho, consiste na humilhação e no terror perpetrados pelo superior hierárquico (vertical) ou por colega (horizontal) no ambiente de trabalho, em que se realiza pressão moral ou psicológica contra a vítima. Também é denominado de bossing. Exemplo: chefe que ofende diariamente seu subalterno, propalando no ambiente laboral se tratar de um péssimo funcionário.


Stalking é a perseguição obsessiva, insistente e doentia perpetrada por uma pessoa (stalker) contra determinada vítima, por meio de reiterada conduta perturbadora. Pode ser praticado pessoalmente ou por qualquer outro meio, inclusive virtual (v.g., e-mail). Em inglês, stalk significa "espreitar a caça". O stalker, em razão de sua conduta, impõe terror psicológico à vítima e, como consequência, torna-se controlador geral de seus movimentos. Exemplo: pessoa que, de forma insistente e repetida, envia cartas, e-mails e outras correspondências com teor ofensivo à vítima, contra sua vontade e invadindo sua privacidade. São diversos os motivos dessa prática: ódio, inveja, vingança, violência doméstica, erotomania, entre outros.


Bullying é a conduta de terror ou aberta discriminação, perpetrada pelos "valentões" (bulls), contra determinada vítima no ambiente escolar. Exemplo: grupo de alunos que zomba da vítima em razão de sua orientação sexual.


Referência bibliográfica:


LOPEZ, Teresa Ancona. Dano existencial. Revista de direito privado, v. 15, n. 57, p. 287-302, 2014.

66 visualizações

© 2018 - Pro Societate

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon