• Pro Societate

Novidade Legislativa – Lei n° 13.716/18

Atualizado: 1 de Out de 2018

A Resolução n° 2/2001, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, responsável por instituir diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, dispõe que: “Art. 13. Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.”


Seguindo a mesma linha de raciocínio, a nova lei acrescentou um artigo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, passando a prever que o aluno da educação básica internado para fazer tratamento de saúde, seja em regime hospitalar, seja em regime domiciliar, deverá continuar a receber atendimento educacional durante todo o período de internação.


Vejamos:


Art. 4º-A. É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa.


A partir de leitura atenta do novo dispositivo, resta claro que o Poder Público deverá regulamentar a matéria em regulamento, segundo as diferentes esferas de competência federativa.


De qualquer modo, o ensino deverá garantir ao processo de aprendizagem de alunos matriculados em escolas da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar.


Como será controlada a frequência? Antes que a matéria venha a ser regulamentada, a certificação de frequência deve ser realizada com base no relatório elaborado pelo professor especializado que atende o aluno, conforme dispõe a Resolução n° 2/2001.


Por fim, importa ressaltar que a Lei nº 13.716/2018 entrou em vigor no dia 25/09/2018.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alteração Legislativa - Lei nº 14.015/2020

A Lei nº 14.015/2020 altera as Leis n° 13.460/17 e 8.987/95, para dispor sobre a interrupção e a religação de serviços públicos. Passemos a uma análise detalhada do novo diploma. 1) Introdução O princ

Alteração Legislativa – Lei n° 14.010/20

A Lei n° 14.010/20 dispõe sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19). Vamos a uma breve análise

Alteração Legislativa – Lei n° 14.009/20

A Lei n° 14.009/20 alterou o art. 125, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, para dispor sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência nas salas de cinema. Vamos a uma breve análise do novo dip

© 2018 - Pro Societate

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon